Notificações

» A Notificação Extrajudicial como documento de prova:

É o procedimento legal de competência do 1º Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Campinas, pelo qual se dá conhecimento oficial, às pessoas indicadas pelo interessado, do conteúdo de um documento registrado.

A notificação extrajudicial promovida através do 1º RTD de Campinas serve de instrumento para provar fato, responsabilizar, constituir em mora, solicitar cumprimento de obrigações, etc.

A notificação extrajudicial feita neste 1º Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Campinas possui grande valor como documento de prova, pois, o Oficial é pessoa dotada de fé pública. Quando o 1º Oficial de RTD de Campinas certifica a entrega do documento ao destinatário, este não poderá mais declarar desconhecimento de seu conteúdo ou do fato noticiado. É a prova inequívoca de que sabe que alguma coisa lhe é cobrada ou lhe é informada pelo apresentante. Prova ainda a data em que o destinatário tomou conhecimento do fato.

Quando o destinatário se recusa a receber a notificação ou a assinar o recebimento, a recusa é certificada, inclusive, com a descrição física da pessoa que se recusou, servindo essa certidão como prova legal do fato.

A qualquer tempo poderá ser solicitada uma certidão desse documento com o resultado da notificação.

» O necessário para a Notificação Extrajudicial:

É bem simples, basta apresentar os seguintes documentos:

- 2 (duas) vias, no original, da carta notificação para cada pessoa indicada pelo interessado.

- Nome e endereço completos do destinatário.

- Quando o destinatário for PESSOA JURÍDICA, se possível, mencionar o nome do representante legal da mesma.

- Assinatura, nome e endereço completos do remetente.

» Modelos de requerimentos para Notificações Extrajudiciais

Caso necessite de alguma particularidade na entrega, consulte o link de modelos para localizar o que melhor atenda sua necessidade,

» Prazo de entrega

O objetivo daquele que solicita uma notificação ao 1º Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Campinas é, sempre, a efetiva entrega ao destinatário e no mais curto espaço de tempo possível.

Três tentativas de localização do destinatário, em dias diferentes, devem, obrigatoriamente, serem feitas.

A primeira delas é feita no dia imediatamente seguinte ao do ingresso e logrando êxito nessa primeira tentativa, o procedimento já estará completo. Caso contrário, outras tentativas serão procedidas no mais curto espaço de tempo possível.

O 1º Oficial de RTD de Campinas sabe que ninguém tem tempo a perder e a eficiência é a melhor forma de atender bem nossos clientes.

» Notificações para outras comarcas

A notificação extrajudicial poderá ser enviada através do 1º Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Campinas a qualquer município do País.

Para tanto, o remetente solicitará ao 1º RTD de Campinas, o registro da notificação e seu encaminhamento à Comarca onde reside o destinatário (ART.160 DA LEI 6015/73).

» e-Notificações Extrajudiciais (on-line)

Com a tecnologia avançada e o sistema eficaz desenvolvido pelo 1º Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Campinas, empresas, escritórios, bancos, etc., podem enviar ao Cartório suas notificações, na Comarca de Campinas, em formato eletrônico, com assinatura digital, dispensando a apresentação física do documento.

Para que esse procedimento se concretize, ligue, o quanto antes, para 0xx(19)3294.3704.